Mais do que estarem tecnicamente aptas ao mercado de trabalho, essas mães sentem-se apoiadas e acolhidas nessa jornada
“Eu tenho crise de ansiedade e participar desse curso me ajudou muito porque eu sei que vou conseguir seguir em frente e ser uma profissional”.
Foi exatamente isso que sentiu Fernanda Patrícia dos Santos Souza, mãe solo de três filhos, uma das formandas da primeira turma do Curso de Capacitação Profissional em Assistente de Cabeleireiro realizado pelo Coletivo de Apoio à Maternidade Solo.
Durante três meses, ela e outras 11 mães se dedicaram às aulas ministradas pelo cabeleireiro e visagista Francesco Litrico Neto, professor voluntário da ONG. Na semana passada, elas receberam o certificado na sede do Coletivo, no bairro da Casa Verde, em São Paulo. Mais do que estarem tecnicamente aptas ao mercado de trabalho, essas mulheres sentiram-se acolhidas e apoiadas nessa jornada da maternidade solo.
Mônica Francisco Rodrigues, mãe solo de dois filhos, é uma das formandas e reconhece a importância do apoio do Coletivo nessa estrada.
“Eu e outras mulheres somos assistidas pelo projeto em várias áreas da nossa vida! Só tenho a agradecer pelo incentivo e por me permitirem fazer parte disso”, comentou durante a formatura, que contou com a presença de familiares, apoiadores e coordenadores do Coletivo.
SOBRE O COLETIVO
O Coletivo de Apoio à Maternidade Solo nasceu em meio à pandemia do Covid-19. Segundo dados do IBGE, existem 11 milhões de mãe solo no Brasil, que ficaram ainda mais vulneráveis com o aumento dos riscos e dificuldades financeiras em decorrência da pandemia, isso sem contar na sobrecarga mental e acúmulo de tarefas devido à ausência de redes de apoio, como, por exemplo, as escolas.
Neste cenário, em abril de 2020, no auge da pandemia, teve início o Coletivo, apoiando primeiramente cinco mães solo. Em dois meses, esse número dobrou e em 2021, já eram 120 famílias atendidas. Hoje, o Coletivo apoia 220 famílias que vivem na capital paulista e região metropolitana. A ação é construída por meio da soma de esforços de diferentes pessoas, que entendem que atuar coletivamente e acolher quem mais precisa é o melhor caminho.
As doações para o Coletivo podem ser feitas pelo PIX doe@maternidadesolo.com.br, depósitos no Banco Itaú / Agência 9366 / Conta: 997451 – 4. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (11) 9 5454 – 2989 ou no site coletivomaternidadesolo.com.br.
Comments