top of page

Coletivo de Apoio à Maternidade Solo auxilia mais de 200 famílias na grande São Paulo

Atualizado: 24 de fev. de 2023

Iniciativa leva esperança às mães que criam os filhos sem a figura paterna





O mês de agosto nos faz refletir ainda mais sobre a maternidade solo, pois a alienação parental é uma dura realidade para 11 milhões de mulheres em todo o país, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas). Só esse ano, foram 10.065 crianças registradas apenas com o nome da mãe, no estado de São Paulo.

Se ser mãe é uma luta, essa luta vem em dobro para as mães solo, lidando com o preconceito e uma tripla jornada para conciliar família, trabalho e cuidados domésticos. Segundo a pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva, em 31% das casas chefiadas apenas por mulheres já faltou dinheiro para comprar produtos de limpeza e em 35% faltou comida.


Foi pensando nessas mulheres que o Coletivo de Apoio à Maternidade Solo nasceu no quintal da casa da mãe solo Thais Cassapian, moradora da zona norte de São Paulo. Através de um aplicativo de mensagens, os voluntários tecem uma rede virtual de apoio que se organizam arrecadando, montando e entregando doações às 200 famílias atendias pelo grupo na capital paulista e nas cidades de Itapevi e Osasco.


Todo mês, o coletivo entrega um kit com: cesta básica, frutas e legumes, 20 ovos, 12 litros de leite integral, um pacote de fraldas descartáveis (para famílias com bebês), uma lata de fórmula infantil (para bebês que não estão em aleitamento materno) e um kit de higiene (com papel higiênico, sabonete, creme dental e absorventes). Além de ajudar mulheres que estão sendo ameaçadas de despejo, com o pagamento dos aluguéis atrasados, na busca por parcerias para famílias que precisam receber acompanhamento psicológico, na realização de consultorias promovendo o aleitamento materno e na compra do gás de cozinha.


“A nossa intenção é que mais kits cheguem a um número maior de mulheres. Que possamos aumentar ainda mais essa rede de apoio para oferecer não só comida ou consultoria, mas também oportunidades de emprego”, completa Thais.


Quer ajudar o coletivo?

Entre em contato pelo WhatsApp: (11) 9 5454 - 2989

Ou pelo perfil do Coletivo no Instagram: @coletivomaternidadesolo

COLETIVO DE APOIO À MATERNIDADE SOLO

Assessoria de Comunicação | Ecco Comunicação

Giovana Xavier | (11) 9 69344844| - giovana@ecco.inf.br

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page